Marketing para Barbearia

Marketing para Barbearia

Marketing para Barbearia

Marketing para Barbearia: Estratégias para sua Barbearia Decolar

Marketing para Barbearia é um assunto que traz muitas dúvidas e certa dificuldade aos barbeiros de todo Brasil, porque, com tantas coisas a administrar ao mesmo tempo pode ser complicado se preocupar com essa parte porém, você já deve ter ouvido falar por aí e aqui vou adaptar: “O Marketing é a Alma da sua Barbearia”.

Pois é, isso é verdade, se você não souber como trabalhar o marketing do seu negócio, seu crescimento fica muito mais complicado e lento. Então, pensando nisso, decidimos fazer uma série de posts falando sobre Marketing para Barbearia.  Preparado para crescer? Vamos lá!!

Um detalhe importante, meu nome é Diego Marques e eu também tenho uma Barbearia, então nesse post você vai conferir uma série de estratégias e idéias que realmente foram colocadas em na prática!

NOVIDADE IMPORTANTE!! Nós sabemos da importância que as mídias sociais tem para sua Barbearia e por isso, preparamos POSTS GRATUITOS que você poderá utilizar nas suas redes sociais. Confira mais aqui.

CHEGA DE FICAR ESPERANDO CLIENTES VEREM SUA BARBEARIA, VOCÊ VAI APRENDER A MOSTRÁ-LÁ AO MUNDO!! 


A primeira pergunta:

Para quem você vai fazer o Marketing da sua Barbearia? Ops…Como assim?

Marketing para Barbearia - O que é Proposta de Valor
Marketing para Barbearia – O que é Proposta de Valor

Marketing para Barbearia – Proposta de Valor e Público Alvo

Por que isso é importante?

Porque você precisa saber O QUE (é sua proposta) e PARA QUEM (seu público) vai fazer marketing o marketing da sua barbearia. Isso vai servir como base pra muita coisa que você vai fazer.

Quem é o público Alvo da sua Barbearia?

“Ah, minha barbearia atende todo mundo”.

Não, não atende, você possui um público alvo, dentro desse público existe variação é claro, mas há uma tendência nas pessoas que frequentam ou que vão frequentar sua Barbearia. E esse público está muito relacionado com sua PROPOSTA DE VALOR (E esse valor não é PREÇO).

O QUE É PROPOSTA DE VALOR?

Acredite, conhecer esses assuntos vai fazer toda a diferença na hora de fazer marketing para sua barbearia.

Valor = a razão ou o motivo pelo qual pessoas adquirem seus produtos e serviços. Você deve pensar se está atendendo a uma necessidade, resolvendo um problema ou melhorando alguma situação existente.

Dica = Por que os clientes comprarão de você e não dos seus concorrentes?

Alguns Tipos de proposta de valor:

Novidade – Busca satisfazer um conjunto totalmente novo de necessidades que os clientes anteriormente não percebiam porque não havia oferta similar. Exemplo: Ipod, Iphone, Ipad.

Performance – Melhoria de desempenho de um produto ou serviço. Exemplo: Entrega de pizza em 30 minutos.

Fazer o que deve ser feito – Ajudar clientes a obter serviços que favoreçam seus negócios ou facilitem sua vida. Exemplo: Empresas de motoboys que resolvem problema de entregas para lojas.

Redução de Custos – Ajudar os clientes a reduzir os custos para suprir suas necessidades. Exemplo: Serviços de entregas grátis

Preço – Valor semelhante a um preço inferior é uma maneira de satisfazer as necessidades dos clientes sensíveis ao preço. Exemplo: Lojas tipo 1,99

E então, qual sua proposta de valor? Por que os clientes deveriam utilizar os serviços da sua barbearia e não do seu concorrente?

Deu pra entender um pouco sobre proposta de valor? Então vamos continuar…

Sabendo O QUE você vai vender, já pode pensar em encontrar seus clientes e fazer com que eles encontrem você. PARA QUEM você quer vender os serviços da sua barbearia? Para quem é dirigida a sua proposta de valor? Eles têm um perfil específico? Como eles estão agrupados?

Onde estão localizados? Há uma necessidade comum entre eles?

Há sempre um grupo especial de clientes para seu serviço.

Talvez sejam:

  • Homens de 24 a 35 anos;
  • Ensino Fundamental completo;
  • Interessados em: Cabelo, Barba, cuidado pessoal, estética;
  • Renda Familiar de R$4.000,00 a 5.000,00;
  • Utilizam Facebook, Instagram e Youtube;

Ou talvez:

  • Homens de 19 a 24 anos;
  • Solteiros;
  • Ensino Fundamental completo;
  • Interessados em: moda, funk, balada;
  • Renda Familiar de R$2.000,00 a 4.000,00;
  • Utilizam Instagram e Youtube;

Ou ainda:

  • Homens de 34 a 40 anos;
  • Casados;
  • Com filhos;
  • Ensino superior completo;
  • Interessados em: Futebol, tecnologia, viagens;
  • Renda Familiar de R$6.000,00 a 8.000,00;
  • Utilizam Facebook, Instagram;

Por isso não deixe de pensar sobre isso, são exemplos simples porém, cada Proposta de Valor x Público Alvo desses exemplos, poderia transformar completamente a abordagem de Marketing da sua Barbearia. Bom, seu trabalho agora será construir a proposta de valor da sua barbearia e levantar seus possíveis públicos.

Dicas:

  • Você pode consultar os cadastros dos clientes que já frequentam a
    sua Barbearia (Não tem cadastro? Comece a cadastrar seus clientes
    hoje!!);
  • Você pode fazer pesquisas nas suas redes sociais e até mesmo com
    seus atuais clientes utilizando o Google Forms;
  • Você pode consultar e levantar os dados das pessoas que moram na
    sua região;

3 dicas de Marketing para Barbearia e, em seguida 14 Estratégias de Marketing para sua Barbearia Decolar!!

Defina o objetivo de Marketing para sua Barbearia. Vamos supor que você quer aumentar a sua cartela de clientes.

3 Dicas Essenciais para sua Barbearia
3 Dicas Essenciais de Marketing para Barbearia

A primeira Dica de Marketing para Barbearia é:

Marketing de Indicação, esse tipo de estratégias é muitas vezes esquecidos pelas barbearias porém, pode dar muito certo. Você já tem uma cartela de clientes certo? Que tal mandar mensagem para sua lista de clientes no whatsapp oferecendo um desconto para cada amigo que eles indicarem? Como resultado, você pode começar a receber muitas indicações de novos clientes.

Segunda Dica de Marketing para sua Barbearia

Crie anúncios bem seguimentados no Facebook, lembra do público Alvo que falamos lá em cima? Pois é, se você simplesmente apertar aquele botão azul de IMPULSIONAR do Facebook, provavelmente você vai perder dinheiro. Quer aprender a criar anúncios no Facebook que dão resultados? Não deixe de se cadastrar no formulário aqui no final do Post, teremos aulas gratuitas que VÃO TE ENSINAR a criar anúncios para sua Barbearia.

Terceira Dica de Marketing para sua Barbearia

Incentive o compartilhamento de fotos dos cortes e barbas que você faz na sua Barbearia. Além das fotos que você mesmo posta nas redes sociais, encontre maneiras de motivar os clientes a fazerem fotos na sua barbearia e postarem nas redes sociais deles. Você pode por exemplo dar prêmios para quem postar a foto mais criativa. Além disso, você também pode incentivar Check in dos clientes na sua Barbearia.

14 Estratégias de Marketing para Barbearia

Fazer marketing para sua Barbearia é obrigatório se você quer crescer e permanecer competitivo nesse mercado que tanto têm se expandido. Afinal, a cada dia novos concorrentes aparecem certo? E muitas outras barbearias fecham por não se preocuparem com algo tão crucial. Por isso prepareis para você, mais essas 14 estratégias de marketing para Barbearia.

Confira 14 estratégias de Marketing para sua Barbearia DECOLAR!!

14 estratégias para Barbearias
14 estrategias de Marketing para Barbearia

 

  1. Planeje as Estratégias de Marketing para Barbearia 

    A falta de planejamento é um dos fatores determinantes no Fracasso de qualquer empresa, e na hora de pensar nas estratégias e campanhas de marketing da sua barbearia, não planejar pode levar você a campanhas fracassadas.

  2. Sua Barbearia precisa estar onde seus clientes estão 

    A sua Barbearia precisa estar onde os clientes estão. Seu público alvo está no FACEBOOK e INSTAGRAM? Então você precisa estar lá! Mas cuidado, não seja um “panfleteiro”, você quer buscar novos clientes através das redes sociais é claro, porém, as pessoas buscam relacionamentos nas redes e não festivais de anúncios publicitários. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

  3. Utilize as redes sociais para criar relacionamento com seus clientes 

    Relacionamento é uma estratégia que você pode aplicar na sua Barbearia e ter ótimos resultados. Busque interagir com seus clientes e potenciais clientes, procure pesquisar descobrir o que eles gostam, faça publicações para os seus clientes e não para você.

  4. Não pare de Inovar, Fazer Marketing para Barbearia também pede inovação

    Se você quiser se manter competitivo no mercado, vai precisar inovar constantemente. E aqui vai uma Dica de Ouro:

Imagine que você quer inovar o atendimento na sua empresa, quase 100% dos proprietários de Barbearias vai procurar referências no atendimento de outras barbearias e, fazendo isso você vai se tornar uma imitação dos seus concorrentes. Você precisa acompanhar seus concorrentes é claro mas se você quer inovar não vai poder copiá-los. Então em vez de sair copiando o que outras barbearias estão fazendo no assunto atendimento, que tal pesquisar as empresas que são referências em atendimento ao consumidor ? Assim você vai poder ter ótimos insights e aplicar na sua barbearia coisas que nenhum concorrente seu está fazendo.

  1. Produza conteúdo de Qualidade 

    Uma ótima forma de aumentar o engajamento com seu público além de manter um bom relacionamento é através de conteúdo relevante.

         Que tal uma vez por semana postar dicas de cuidado com a Barba e Cabelo?

  1. Ainda não pode pagar um Designer? Temos uma Dica para você fazer suas artes 

    Contratar um bom Designer para produzir as peças de Marketing para sua Barbearia é muito importante porém, nós sabemos que em alguns momentos a verba pode estar curta por isso vamos deixar aqui o link de uma ferramenta Gratuita que você poderá utilizar para fazer as artes da sua barbearia para postar nas redes redes sociais: https://canva.com

  2. Sua Barbearia pode ter um Site!!

    Você quer que a sua Barbearia tenha posicionamento na internet? Então o site vai fazer parte da sua estratégia de marketing!

  3. Ainda não pode pagar para desenvolverem o site da sua Barbearia? Você mesmo pode fazer!

    Como eu disse, um site é peça importante em uma estratégia digital mas, nós sabemos que a principio pode ser caro contratar um profissional para construir o site da sua Barbearia. Por isso vamos deixar uma ferramenta que pode te ajudar a construir um site profissional. Saiba mais em: https://wix.com/

  4. Crie sua conta no Google meu negócio 

    Outra ferramenta importante e fundamental para o marketing da sua Barbearia é o Google Meu Negócio. Ele é gratuito e vai ajudar potenciais clientes a te encontrarem, por isso não deixe de utilizá-lo. Lá você vai poder compartilhar fotos, vídeos, informações sobre sua barbearia e muito mais!! Saiba Mais em: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

  5. Não esqueça da Base de clientes que você já tem 

    Um erro comum que muitos barbeiros e proprietários de barbearias cometem é não relacionar com a base de dados que eles possuem. Você tem o cadastro dos seus clientes certo? (Se não tem, comece a cadastrar eles hoje!!). Você pode mandar promoções e novidades para a sua base de clientes. Mas cuidado, ninguém gosta de ficar recebendo promoções o tempo todo, seja criativo, se relacione com sua base de contatos, mande dicas e novidades para eles.

  6. Crie campanhas de incentivo para seus clientes 

    Ainda falando da base de contatos que você já possui, uma estratégia interessante é criar campanhas de incentivo. Por exemplo: Indique 3 amigos e ganhe um corte de cabelo.

  7. Diminua a taxa de de Churn (Pessoas que deixam de utilizar os seus serviços) 

    Acompanhe sua Base de clientes. Muitas Barbearias se preocupam em adquirir novos clientes todos os dias mas se esquecem de manter os clientes que elas já tem. Não cometa esse erro!! Porque Custa muito mais caro trazer um novo cliente do que manter os que você já tem.

  8. NÃO ESQUEÇA O PÓS VENDAS!! 

    Esse tópico pode te ajudar com o anterior porque, pensa só, quantos clientes passaram na sua Barbearia e não voltaram mais? A ideia é a seguinte: Toda vez que um novo cliente visitar sua barbearia faça o cadastro dele, no dia seguinte envie uma mensagem apresentando o whatsapp de atendimento da sua Barbearia e perguntando o que ele achou dos serviços. Então, você poderia escrever algo como: Olá Rafael tudo bem? Esse é o whatsapp da Barbearia Alfa Look’s, foi um prazer atendê-lo!! Nós estamos sempre em busca de melhorar por isso gostaríamos de saber o que você achou dos nossos serviços?

         Esse é um exemplo mas, é muito importante que você pegue o feedback dos seus clientes, pois assim poderá reverter muitas situações na sua barbearia. Por isso não esqueça o Pós vendas!

  1. Analise os resultado e otimize as estratégias de Marketing para sua Barbearia

    E por último e muito importante, monitore, análise e melhore as estratégias. Quais deram mais certo? Quais não foram tão boas? Quantos novos clientes tive esse mês? Através de qual campanha eles vieram?

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Baixe Gratuitamente Posts para você utilizar nas mídias sociais da sua Barbearia:

As peças que você vai utilizar dentro da sua estratégia de marketing para barbearia, são extremamente importantes. Por isso preparamos posts gratuitos para você utilizar nas suas mídias sociais:

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